quinta-feira, 30 de maio de 2013

O doce mais popular dos casamentos

Casadinho  ou bem-casado é um doce popular em Portugal e no Brasil, principalmente nas festas de casamento, com mais de 100 anos de existência. Além do sabor bastante doce, destaca-se pela atenção dada à elaboração das embalagens com que são produzidos, feitas geralmente de papel crepom e fitas de cetim 

Dizem que o bem-casado é servido no final das festas de casamento para trazer sorte e prosperidade aos noivos recém casados. Simbolizando assim a união e o compromisso mútuo entre os pares.O bem-casado é um doce bastante peculiar.

 A massa é muito macia, o recheio é normalmente de doce de leite ou baba de moça. Após longos anos este doce acabou se tornando algo tradicional nas festas de casamento.O bem casado é um doce lusitano que espalhou-se também para o Brasil com a colonização e é comum nos dois países até os tempos atuais.
fontes:   
Receita fácil para voce fazer em casa:
Massa (pão-de-ló) - 4 ovos inteiros - 4 colheres (sopa) de açúcar - 150g de fécula de batata - 1 colher (sopa) de farinha de trigo - 1 colher (café) de fermento em pó - 1 colher (café) de bicarbonato - Raspas de casca de limão Recheio - 1 lata leite condensado Calda - ½ kg de açúcar granulado - ½ copo (americano) de água
MODO DE PREPARO
Massa Bata os ovos com açúcar muito bem, por mais ou menos 10 minutos, peneire os ingredientes secos juntos, acrescente as raspas de casca de limão e misture levemente a massa sem bater, envolvendo delicadamente de baixo para cima. Pingue a massa com uma colher numa assadeira (35x40 - rasa) forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 170ºC por 8 a 10 minutos. Retire do forno, corte as arestas com um cortador ou uma xícara. Recheio Ponha a lata de leite condensado fechada na panela de pressão, cobrindo-a com água. Cozinhe por 50 minutos. Espere esfriar antes de abrir a lata e recheie os bem-casados. Calda Ferva a água e junte o açúcar. Deixe formar uma calda grossa, desligue o fogo. Ponha a panela em banho-maria para manter o calor. Banhe os doces na calda e coloque-os sobre o papel manteiga. Deixe secar por mais ou menos 2 horas em temperatura ambiente.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário